3 de junho de 2010

- Morar no interior

Quero mostrar a minha versão revoltada do que é morar no interior. Por “interior” entenda o interior de verdade. Se você é, por exemplo, de Araucária ou da Fazenda Rio Grande, lamento, mas você não está no interior. Estou falando de cidades com menos de 50 mil habitantes, perdidas em regiões pouco desenvolvidas. Darei 5 motivos que me deixam revoltada aqui. E porque cinco motivos e não dez ? Bem, eu até poderia arrumar mais cinco motivos e discorrer sobre eles. Mas seria pura enrolação, e só serviria para deixar o texto mais longo. Álias, como esse parágrafo, que é totalmente desnecessário. Então vamos deixar de enrolação e ir logo ao ponto.

  • 1 – Violência: OK, a violência no interior é diferente da violência nos grandes centros. Aqui você não corre o risco de tomar uma bala perdida no meio da rua. Mas em compensação ao voltar para casa pode dar de cara com ela arrombada e com alguns de seus pertences sumidos. A lenda de que o interior não tem violência não passa disso – de uma lenda. Então, a menos que você ache menos ruim ter sua casa roubada do que ser assaltado a mão armada, fugir da violência não é uma boa desculpa para se mudar para o interior.
  • 2 – Moralismo e preconceito: As cidades do interior são, em sua grande maioria, moralistas, conservadoras, preconceituosas e hipócritas. Então, se você pertence a alguma classe que costuma ser idiotamente vítima de preconceito – inclua aí homossexuais, emos e pessoas que aproveitam a vida como querem – é melhor você guardar uma boa distância do interior. Para você ter uma idéia, se eu for agora até o centro da cidade e parar o primeiro idiota que eu encontrar pela frente ele é capaz de me dar uma lista atualizada de todas as gurias "rodadas" (biscates, pirvas, piriguetinha, saídinha, como quiser) da cidade, onde moram, trabalham, estudam e com quem estão saindo no momento – e tudo isso de forma sussurrada, como se estivesse contando um segredo sujo.
  • 3 – Falta de privacidade: Você sai com seus amigos no final de semana, toma todas, vomita e dá o maior vexame. Se você mora no interior na segunda-feira de manhã, quando você for até a padaria, as atendentes vão ficar dando risinhos e comentários sussurrados enquanto você estiver na fila do pão. E isso vai acontecer também no banco, nas lojas, no trabalho. Não há segredos para quem mora no interior. As más – para os envolvidos, claro – notícias correm com mais velocidade do que se o seu bafão tivesse ido parar no Youtube. Então, se você quer fazer coisas triviais como dar vexame no fim de semana ou trair sua namorada/esposa é melhor ficar longe do interior. Outro critério também, é que todos tem a mania ridicula de avaliar com quem você está se envolvendo e ainda querem dar palpite. Fulano presta, Beltrano é pra casar e Ciclano já pegou tal, tal e tal.
  • 4 – Tédio: Cidade do interior “de verdade” não tem cinema, teatro, shopping center, barzinhos, choperias e nada do gênero. Geralmente o point da cidade é alguma avenida movimentada ou algum lugar improvável tipo uma loja de conveniência de um posto de gasolina. Se você quiser cinema, teatro ou shopping, vai ter que viajar pelo menos uns 80 Km – dependendo da cidade que você estiver, mais ainda. E você pensando que ia poder se livrar do carro mudando para o interior, hein ? Ah, mas tem seu lado positivo. Pelo menos uma vez por mês – na época do pagamento, claro – acontece um ou outro baile. Não tem música de qualidade, não tem gente diferente e você tem que cuidar com a forma que você dança, porque alguém pode comentar no outro dia, mas isso é só detalhe.
  • 5 – Falta de emprego: Claro, da pra trabalhar de balconista ou então virar estagiário da prefeitura. Não desmereço nenhum desses empregos, que fique claro. Mas se você pensa em ganhar mais do que 3 salários minimos por mês, querido, esqueça. E se você pensa que se formando em Publicidade e Propaganda você terá futuro aqui, querido, esqueça. E é por isso que, geralmente, os jovens daqui do interior vão embora para as grandes cidades, porque aqui não tem oportunidade. Então só sobram os velhos, consequentemente a cidade não inova, não cresce, não moderniza e resulta em tudo o que foi dito nos tópicos anteriores.

4 comentários:

  1. Depois desse texto, pela primeira vez na vida, me sinto feliz por morar em Araucária e ter Curitiba a meia hora de carro da minha casa. *.* Obrigada Thaís HOIASHDIOHASDIO

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. o lado bom eu coloco em outro post. Por isso mesmo que já falei no inicio que ia expor a minha 'versão revoltada' do que é morar no interior, não que eu ache só pontos negativos em morar no mato =D

    ResponderExcluir